TOTAL DE VISITAS

sábado, 14 de abril de 2012

A Rebelião das Artes

Davidson Caldas
Diretor Teatral
Quando optei por ser artista ainda na adolescência o fiz porque sempre achei a arte um ato revolucionário. Leonardo da Vinci, na minha opinião o maior gênio da história, ja dizia que "a arte diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o intraduzível." Somente a arte revela  a alma. Por isso, quando um artista fala todos tem obrigação de ouvi-lo. O proposito da arte é libertar as pessoas. Por isso os políticos tem tanto medo e ódio de artistas. Porque são eles os libertadores do povo. Vejo  arte como uma forma de aglutinar discípulos para a causa da liberdade. Por esse mesmo motivo a mais de uma década escrevo com arte. É verdade que quase sempre escrevo algumas ironias, mas, como dizia o nosso grande pai da ironia nacional Millôr Fernandes: "O último refúgio do oprimido é a ironia, e nenhum tirano, por mais violento que seja, escapa a ela. O tirano pode evitar uma fotografia, mas não pode impedir uma caricatura". 


Agora os artistas de Maranguape estão revoltados com o atual Governo do prefeito George Valentim, sobretudo, pela ausência total de políticas culturais. Ontem no lançamento do livro de um escritor maranguapense onde o mesmo é assessor do prefeito, evento ocorrido na Câmara Municipal de Maranguape, o escritor não poupou as críticas ao Prefeito. Disse: "que o prefeito tem descaso em relação as drogas na cidade... que havia sido lhe oferecido propina para que ele ficasse calado... chamou o prefeito de bobo da corte... disse ainda que os assessores do prefeito ficam bebendo whisky as custas da prefeitura nos bares da cidade.... etc." Percebe-se que o Prefeito George Valentim não tem mais o respeito nem de seus assessores. 


O grande artista maranguapense Davidson Caldas, o nosso maior expoente da arte teatral no Estado do Ceará escreveu no Facebook um desabafo sobre a política cultural de nossa cidade.


Abaixo o texto escrito por Davidson Caldas e compartilhado no Facebook:


PARECE QUE A MORTE DO CHICO ANYSIO EM MARANGUAPE FOI ANÚNCIO DE MUITA ALEGRIA.... PARA ALGUNS POLÍTICOS QUE POR HORA ESTAVAM COM A POPULARIDADE EM BAIXA E AGORA APROVEITA UM FLASH E UMA CAMERA PARA PODER EXIBIR O SEU FALSO SENTIMENTALISMO E SUA HIPOCRESIA DESMEDIDA.... O SEGUNDO SEMESTRE VAI CHEGAR E COM ELE MAIS REPRESENTAÇÃO TEATRAL QUE CHEGA A DAR NOJO. FICO A ME PERGUNTAR.... A CULTURA EM MARANGUAPE NÃO PASSA DE UM PRÉ-CARNAVAL (EVENTO PARTICULAR QUE A PREFEITURA INSISTE EM SE METER E BENEFICIAR BLOCOS COM INTERESSES PESSOAIS, PRINCIPALMENTE A FITEC) E O FESTIVAL DE HUMOR QUE GERA RENDA PARA UMA MINORIA EM ESPECIAL AQUELES QUE TRABALHAM NO EVENTO PRODUZINDO DIRETAMENTE A FESTA DO PAO E CIRCO? .....

E A RREFORMA DO TEATRO MUNICIPAL ... QUE DESDE QUE EU ME ENTENDO POR GENTE PASSOU POR 04(QUATRO REFORMAS) .... DAVA PRA JUNTAR DINHEIRO E FAZER UM NOVO.....

E OS 49 REFLETORES DO TEATRO MUNICIPAL QUE FORAM COMPRADOS NO GOVERNO DO MARCELO SILVA.... E HOJE NÃO TEM MAIS NENHUM NO CANTO....

ONDE ESTÃO?

CADÊ AS CAMERAS FOTOGRÁFICAS DO CURSO DE FOTOGÁFIA DA FITEC?

E MUITAS DEZENAS DE SAPATOS DO CURSO DE SAPATEADO?

DINHEIRO DO PROARES.....

E A CASA DE CULTURA COM SUA SALA DE TABLADO COM ESPELHO....

SUA SALA DE PIANO... E MÚSICA E SUA SALA DE EXPOSIÇÃO DE ARTES PLÁSTICS.....

É REALMENTE UMA CASA DA CULTURA OU UM ESCRITÓRIO MUNICIPAL?

Por: Davidson Caldas




quarta-feira, 11 de abril de 2012

Novas Denuncias e Agora o Alvo é a Secretaria de Educação

Gilvan Paiva
Secretario de Educação de Maranguape
Em qualquer Governo que se preze presume-se que o secretariado seja formado por técnicos. Não é novidades que quase sempre esse critério é malogrado para em lugar de pessoas qualificadas se coloque mais um bandoleiro da quadrilha. 


Aqui em Maranguape já vimos de tudo. antes tínhamos uma psicóloga como secretária de obras. Agora temos um analfabeto que se autointitula engenheiro. Temos uma professora de ensino infantil que é secretária de saúde. E não para, por ai vão os disparates da administração pública em Maranguape. Alguns setores não podem ser reféns da imoralidade e da incompetência administrativa. Quando técnicos são desprezados para acomodar apadrinhados políticos o que acontece é o que vemos por exemplo na Secretaria de Educação de nossa cidade. Um total despreparo do atual secretário Gilvan Paiva que deixa passar esses pequenos erros que com pouca atenção são facilmente detectados e solucionados. Mas, se não solucionados causam grandes transtornos a eficiência da educação pública. Fosse o secretário de educação um pessoa sensível a causa da educação. Uma pessoa empenhada em desenvolver seu papel de gestor em gratidão ao salário que recebe (o maior que já recebeu em toda a vida), nós não veríamos esses disparates acontecerem em nossa cidade. Mas infelizmente Maranguape não tem um secretário de educação. Nós temos é um energúmeno que que não serve para nada. Uma figura meramente decorativa e todos sabem que ele não tem preparo para oc argo e só está aqui por imposição do Senador Inácio Arruda. Se o secretário ocupasse seu tempo livre para olhar e solucionar as atrocidades cometidas na educação de Maranguape em sua gestão ao invés de ficar olhando para a traseira de sua secretaria seria de mais utilidade para nós maranguapenses.  Claro que olhar bunda é bom, mas cá pra nós, um secretário de educação pressupõe-se ter mais bom gosto. graças aos homens pequenos e de mal gosto as barangas fazem sucesso. mais tudo bem nada contra os fetiches sexuais do secretário. só acho bom que seja fora do local e do horário de expediente. Para assim, não afetar seu par de neurônios.


Senhor Secretário Gilvan Paiva, se o senhor for capaz de entender, ou se alguém soletrar para o senhor essas denúncias trate-os de as resolver o quanto antes. Ou irei pessoalmente ao seu gabinete, e o senhor sabe que das vezes que lhe visitei não foram visitas tão corteses.


PRIMEIRA DENÚNCIA


Vejam esses vídeos abaixo como os alunos chegam a suas escolas na zona rural de Maranguape:


SEGUNDA DENÚNCIA


Antes o PROJOVEM era um programa do Governo Federal que era executado pela Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Devidos ao grande roubo que aconteceu la, o programa foi transferido para a Secretária de Educação. Mal começou o Programa e já houve indícios de fraudes. 


Na semana passada houve uma seleção para técnicos que iriam trabalhar em diversos cargos no Programa PROJOVEM Urbano. A denuncia que recebi da conta de que uma funcionária que fez parte da comissão julgadora apresentou sua sobrinha e a mesma teve sua aprovação em primeiro lugar. A funcionária chama-se Nazaré e sua sobrinha, Cristiane Costa Vieira tirou primeiro lugar para o cargo de Assistente Administrativo (Fonte: http://www.maranguape.ce.gov.br/sites/default/files/LISTA_DE_CLASSIFICACAO_2a_ETAPA-.pdf) Segundo minhas investigações, no dia da seleção a Senhora Nazaré da Comissão Selecionadora chegou acompanhada da sobrinha e apresentou aos demais membros da Comissão. Com essa atitude ela marcou a sobrinha como já garantida na vaga. O segundo ponto de minha investigação foi avaliar os critérios técnicos através da análise curricular.  E qual não foi a minha surpresa quando vi que a sobrinha que ficou em primeiro lugar tem um dos piores currículos na relação de candidatos apresentada no próprio site da prefeitura.


Pessoal a cada dia esse povo da prefeitura tem menos vergonha na cara. Inventam uma seleção fajuta para fazer de bobo muitos maranguapenses, quando na verdade as vagas já são cartas marcadas. Gostaria que as pessoas que participaram dessa seleção denunciem aos órgãos competentes e vão atras de seus direitos. Vocês estudaram e se capacitaram para  a vaga. Não deixem que essa safadeza continue.


TERCEIRA DENUNCIA


Recebi um bilhete que foi colocado embaixo de  minha porta. Veja abaixo a foto do bilhete e em seguida a transcrição:
Click na foto para ampliar
O bilhete diz o seguinte:


cleiton


eu moro na travessa gama
e eu tava vendendo bombom
e a diretora da escola
Paulo Sarasate mandou eu
sai de la porque si não
ela ia chamar a polícia
pra mim. eu sou um cidadão
eu estava do lado de fora da
escola
ela me disse que ela é
a mulher do chefe de gabinete


mas a política vem aí
_____________________________________________


Transcrevi o bilhete da mesma forma como esta escrito na foto acima, com os mesmo erros de grafia.


Ao receber esse bilhete anônimo embaixo da porta de minha residência, fui averiguar a veracidade da denúncia. Infelizmente o que esse jovem cidadão e trabalhador de nossa cidade falou é verdade. A diretora da Escola Municipal Paulo Sarasate que fica no bairro de Outra Banda em nossa cidade chama-se Dizinha e é esposa do Chefe de Gabinete Elizane Umbelino Ribeiro.


Eu conhecia essa senhora mais humilde. Realmente Abraham Lincoln Tinha razão quando disse: "Se quiser por à prova o caráter de um homem dê-lhe poder". antes toda humilde. Agora que é diretora de escola e o marido é o chefe de gabinete se acha no direito de humilhar um jovem trabalhar que esta vendendo bombom fora dos muros da escola. 


Se o governo que o marido dela é chefe desse oportunidades aos jovens esse rapaz vendedor de bombom estaria em uma faculdade ou em uma empresa trabalhando com carteira assinada. Mas como o marido dela é mais um inerte na incompetência administrativa, o pobre rapaz não tem oportunidades. E como é um cidadão, e não quer roubar como faz a quadrilha da diretora Dzinha, nem quer ir par as drogas achou na venda de bombons um meio honrado e honesto de se sustentar.


Meu Deus! Até quando vamos conviver com esses lobos vorazes que humilham, perseguem e massacram nossos maranguapenses?


Meu consolo é o mesmo que o rapaz vendedor de bombons disse ao final de seu bilhete:


"Mas a política vem ai..."

segunda-feira, 2 de abril de 2012

STDS e AMBES. Corrupção a Vista e a Prazo!


Quando aqui me expus criando este blog para denunciar e  requerer informações sobre os atos públicos do Governo Municipal, foi minha intenção provocar dolo e abalo de crédito para estes políticos corruptos. Tanto o fiz com esta intenção, que não sucumbi as ameaças e as agressões. Também me fiz de surdo para a opinião pública que  aos gritos e berros daqueles contenciosos me cobraram um posicionamento radicalizante e antidemocrático. O dolo superveniente veio, e consegui muita vezes meus objetivos. Enquanto os cães ladravam que eu iria me vender (como é o costume nessa cidade) eu tentava elucidar seus atos e impor vergonha aos ladrões que estão no poder. Entre o fato racional e as ameaças e agressões sofridas, portei-me como sempre. Sem ab-rogação de meus princípios que me levaram a fazer política e a ser um pensador, com coragem  ousadia munido com a minha verdade, que pode não ser absoluta, mas ninguem ousa dizer que é mentira. 

Em nenhum momento promovi discurso condenatório, nem tampouco absolutório. Isso não é de minha alçada. As vezes recorri à prerrogativa da abstenção provisória para não me influenciar as práticas ilícitas da calúnia, vexatória e litigâncias de má-fé, o que é consuetudinário no meio virtual. Tudo que falei é a mais pura verdade.  Acima de aforismo vem a dignidade da pessoa humana, mas não respeito pessoas indignas. Como acadêmico de Direito sou defender da "ampla defesa" como princípio do Direito para assegurar-se de acusações inclusive com admissão do contraditório. Mas como pesador sou adepto dos principios da desobediência civil. Da luta por leis justas de Santo Agostinho. Por isso muitas vezes o silêncio não foi minha resposta.

Há algum tempo me empenhei em investigar a Secretaria de Tabalho e Desenvolvimento Social (STDS) de Maranguape. Todos sabem que a STDS é ladifúndio do vice-prefeito Afonso Neto. No acordo de divisão do bolo do poder essa secretaria é dele e ninguem mexe. E todos sabem também os motivos ($$$$$$) que levaram Afonso Neto a fazer politica. É o rato tomando conta do queijo.
Dentro de minhas investigações muitas coisas me chamaram atenção. Vou aos poucos socializar com todos vocês o resultado de minhas investigações pessoais. O que mais me chamou a atenção foi um convênio que a STDS mantem com a Associação Maranguapense do Bem-estar Social (AMBES) CNPJ: 08002866/0001-43.
Esta associação foi fundada logo após o vice-prefeito assumir a secretaria STDS, a época, nem vice-prefeito ele era ainda. E pasmem as senhoras e os senhores, a presidente dessa AMBES era uma moça chamada joyce Mara, nada mais e nada menos que irmã de  Pedro Sergio Júnior responsavel pelas finanças da secretaria. Isso mesmo. O vice-prefeito Afonso Neto colocou como presiente laranja a irmã de seu tesoureiro. Que estranho não acham?
O pior de tudo isso foi ver os montates de dinheiro público repassados para esta associação. No ano de 2007 quando a AMBES foi fundada ela recebeu da STDS R$ 596.903,74 (quase seiscentos mil reais). No ano de 2008 foram R$ 1.059.667,20 (mais de um milhão de reais). Esse ano foi ano de eleição, onde Afonso Neto compôs a chapa como vice-prefeito junto com George Valentim. No ano de 2009 o repasse foi de R$ 447.782,04 (quase quinhentos mil reais).  No ano seguinte, 2010 o repasse do convênio da STDS  com a AMBES foi de R$ 440.347,80 (quase quinhetos mil reais). No ano passado (2011) esse repasse chegou a R$ 486.749,65 9quse quinhentos mil reais). Este ano (2012) até agora já foram R$ 130.523,00 (mais de cento e trinta mil). O ano esta apenas começando e não podemos esquecer que este ano é eleitoral. Ao todo, desde de 2007 quando a AMBES foi fundada até agora a STDS  repassou o montante R$ 3.161.973,40 (mais de 3 milhões de reais). FONTE: Portal da Transparência (www.tcm.ce.gov.br)  


A analogia que me empenhei a fazer sobre o convênio da STDS com a AMBES foi para não deixar dúvidas sobre a atuação do poder público municipal. Concluo haver muitas conexões que leve a crer em concussão neste convênio. A corrupção pode ser o fim para tanta dinheirama.
Algumas anomalias merecem destaque para este convênio: Alguem sabe onde fica a sede dessa AMBES? Se o objeto do convênio beneficia alguma familia? Eu investiguei a fundo e posso garantir a todos vocês que esta associação é de fachada. Fui a STDS para saber sobre a tal de AMBES, quem era a presidente o enderenço e as pessoas atendidas por ela. Me surpreendi com as respostas.

1º - O endereço declarado pela senhora Patrícia (secretária adjunta a época e hoje secretaria) nada funciona lá. Pelo menos os vizinhos não dão notícia.

2º - A presidenta era a Joyce Mara irmã do Júnior (que responde pelas finanças da STDS, hoje é a senhora Lucia Helena). Ela (Joyce Mara também é secretária do Afonso Neto. A coitada deixou transparecer que era uma laranja, pois de nada sabia e não respondeu nenhuma de minhas perguntas. A atual presidente tambem trabalha na STDS.

3º - Perguntei o enderenço de um adolescente atendido pela AMBES, pois queria fazer uma visita ao adolescente para parabenizá-lo. A senhora Patrícia me informou que a AMBES não atua na sede, mas apenas nos distritos, disse que não tinha problema eu iria mesmo assim. Mas essa informação tambem me foi negada.

4º - O Júnior informou que a irmã dele não sabia de nada e mandou que colhece informações com a Dra. Lúcia Helena psicóloga da STDS e atual presidente. Essa também negou conhecer a AMBES e ter informações sobre essa Associação.

5º - Por fim me encaminharam ao Flávio Conde coordenador do Cadastro Único, esse também mostrou total ingnorância sobre o tema.

Acho que eles querem brincar de esconde-esconde com o erário público. Só que resolveram brincar com a pessoa errada agora vou acionar o Ministério Público e o TCM.

Nesse angu tem caroço.
Quando eles souberam que eu estava investigando a tal AMBES, alugaram um imovel na mesma Rua onde moro mas passou alguns dias a sede fechada e desativaram novamente.
A verdade é que esta AMBES é uma associaçãod e fachada que não atende um maranguapense sequer e tem que haver uma manifestação do Ministerio Público, da Procuradoria da Administração Pública (PROCAP),  da Polícia Federal, de outros órgãos de controle social e da sociedade civil para barrarmos essa onda de corrupção na STDS  e em outras secretarias do Governo Municipal. Eu vou a fundo procurar estes orgaos
Perfaço-me pelo método epistolar porque foi o mesmo que sempre me utilizei desde o princípio de minha atuação na política de Maranguape. Mais isso não me impedirá de ir as ruas e aos orgaos compentents cobrar posicionamento. Quero evitar a demagogia daqueles que se dizem "falar em nome do povo". Sei que dirão que promovo com isso desagravo. Pouco me importa a opinião empírica e patética dos aspirantes a votos e notoriedade. Prefiro continuar minha participação nesta luta até os ladrões tomarem vergonha na cara ou forem expulsos do poder pelo voto popular.
Toda semana vou postar mais denuncias aqui de corrupção dentro da STDS e outros órgãos do Governo Muncipal. Que tiver denuncia é so me enviar pelo e-mail: blogclaytonmenezes@gmail.com .