TOTAL DE VISITAS

sábado, 13 de agosto de 2011

Carta Aberta Para a Juventude Maranguapense

Protagonismo Juvenil - A hora é Essa!!!
Jovens de Maranguape, estou mais uma vez me digindo a vocês,em um momento em que p paós todo discute as Conferências de Políticas Públicas para Juventude que acontecerão em todo o território nacional, para progredirmos na consolidação de nossa identidade sócio-cultural e também para tomarmos consciência de forma despretensiosa, mas funcional, de nossa condição de sujeitos de direitos nesse cidade.
é importante buscarmos nesses espaços democráticos um eixo pluridisciplinar para as várias propostas e possíveis soluções surgidas em torno de nossa realidade juvenil. E mais além, nos permite, de forma aprofundada, refletir sobre as relações entre educação, saúde, sociedade e cidadania, segurança pública e tantas outras áreas, sendo que a compreensão desses fatores é indispensável para que possam pôr em prática leis, políticas e programas que apoiem o bem-estar e a participação concreta da juventude na construção da cidade em que vivemos.
Por outro lado, a falta de informação ou acesso a elas, a educação incompleta, oportunidades limitadas, entre outras é um dos muitos fatores e desafios que temos que focar, pois a população jovem é um dos estratos sociais mais vulneráveis a situação de riscos como: uso e consumo de drogas, desemprego, DST/HIV/AIDS, violências múltiplas, abuso e mortalidade devido à maternidade precoce. Causada, sobretudo, pela inercio dp atual governo municipal
Discutir, debater e construir políticas públicas voltadas para juventude dentro de uma sociedade que ainda trata o jovem de forma ambígua, ora como criança, ora como adulto precisa ser repensada e reorganizada sistematicamente, objetivando preparar o jovem para exercer a função de agente dos processos construtivos de mudança.
Nossa visão maior, enquanto agente do processo construtivo de mudanças, formadores de opiniões e integrantes dos processos sócio-culturais e da política juvenil, é buscar estruturar de forma estratégica e efetiva, a partir das nossas ações, a disponibilização de informações variadas que permitam ao jovem acessar meios institucionais e identificar possíveis soluções para seus problemas.
Diante do contexto atual em que estamos e partindo do principio construtivo de ideias, vem à necessidade da discussão coerente articulada aos direitos constitucionais inerentes aos jovens, figura-se a necessidade real da criação de programas de apoio as Juventudes, pois somos plurais, e dentro dessa óptica, somos partidários, feministas, LGBT, negros, indígenas e somos tantas outras formas de expressões, sentimentos e particularidades.
Juventudes unam-se em torno das diferentes bandeiras que formam a Juventude maranguapense e comprometam-se a lutar pelo nosso futuro e cobrar de forma sistemática e coerente a ampliação das obrigações e responsabilidade da prefeitura na promoção, efetivação e implementação de políticas públicas em prol da juventude.
Não dá mais para tolerar a ausência total de políticas para a juventude desse governo que só tem como meta e prioridade a corrupção. Temos que aprender a celebrar a união. Por isso vamos nos organizar para participarmos juntos da Conferência Municipal de Juventude que ainda não tem data e nem sabemos se o prefeito terá coragem de fazer.

Nenhum comentário: